Dá para acreditar que chegamos à metade de 2024? Pois é! E assim como aconteceu no mês passado, julho foi um mês que seguiu bastante movimentado no quesito consumos – e garanto para vocês que teve muita coisa boa acontecendo.
A cada mês procuro novas atividades culturais que contribuem não só para o meu repertório cultural, mas também por agregar novos conhecimentos e conexões com pessoas de diferentes meios, mas com alguma relação em comum.
Vamos aos destaques do mês:
A Partilha | Teatro
O grande destaque que abre a coluna de julho foi o espetáculo ‘A Partilha’, de Miguel Falabella. Fui especialmente convidado pela atriz Adriana Lessa para a estreia VIP da nova montagem do espetáculo que aconteceu no Teatro Sabesp Frei Caneca, no dia 6 (sábado).
Além de Adriana, a peça conta também com Iléa Ferraz, Leticia Soares e Flávia dos Prazeres, que formam o quarteto de irmãs protagonistas, desta vez formado por grandes atrizes negras. Isso foi lindo de se ver.
O que mais me surpreendeu no texto, adaptado para a cidade de São Paulo, foi que a igreja na qual eu fui batizado, o Santuário Nossa Senhora da Paz, é citado na peça, assim como outras referências da minha realidade – o que me fez sentir muito próximo da história.
Foi ótimo, não só assistir à peça, como também conhecer a atriz, jornalista e colunista de cinema Tuna Dweek – com quem tive uma boa conexão –, entre outros nomes do meio artístico e da imprensa. Recomendo demais o espetáculo!
A peça fica em cartaz em São Paulo de 7 de julho a 8 de setembro, com sessões às sextas-feiras e sábados às 20h e aos domingos às 19h. Ingressos neste link.
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Nós Somos o Amanhã (2024) | Filme
Desta vez, a sessão de cinema gratuita foi no CineSesc, com a exibição do filme ‘Nós Somos o Amanhã’, que tem direção e roteiro de Lufe Steffen e conta com nomes como Claudia Ohana, Silvero Pereira e Rico Dalasam no elenco.
O longa-metragem nada mais é do que um musical brasileiro ambientado na década de 1980, que aborda temas de identidade e empoderamento. A trama segue a professora Clara Celeste (Claudia Ohana), uma musicista e futurista, que chega a uma escola marcada por problemas de bullying relacionados à etnia, sexualidade, gênero, físico e comportamento.
Clara, com sua abordagem inovadora e apoio incondicional, ajuda um grupo de alunos a encontrar suas vozes e experimentar a liberdade de serem quem realmente são. Os estudantes, que se descobrem gays, lésbicas e transgêneros, enfrentam desafios tanto na escola quanto em suas famílias. Unidos, eles lutam contra o preconceito e a intolerância, buscando viver suas nascentes sexualidades e identidades de gênero com autenticidade.
Embora eu não tenha vivido esta década (1980), bem como todas as suas dores e delícias, consegui me identificar com algumas situações retratadas no filme – principalmente representadas pelo protagonista Rodriguinho (Lufe Steffen).
De modo geral, o filme tem uma proposta interessante e diferente, mas, ainda assim, aparenta ser algo menos profissional, se assim posso dizer. Não é uma obra que eu veria de novo.
Informações sobre onde assistir e suas exibições: @nossomosoamanha no Instagram.
Nota: ⭐⭐⭐
O Diabo Veste Prada (2006) | Filme
Assim como todo mundo, eu também tenho aquele ‘filme conforto’, e o meu com certeza é ‘O Diabo Veste Prada’, que é um clássico dos anos 2000. Aproveitando a data de seu aniversário de 18 anos, reassisti ao filme sei lá pela qual vez – e como sempre foi ótimo.
Além de nos encantar pelo universo da moda e da imprensa, o filme sempre nos faz refletir sobre questões de trabalho e carreira. Desta vez não foi diferente, e ainda consegui entender melhor uma cena que acontece no final do filme. Veja se pode isso!
Agora, fica a expectativa para a sequência do filme que vem aí, né? Isso porque de acordo com informações do site Deadline, a Disney está trabalhando em um novo filme assinado por Aline Brosh McKenna, que foi responsável pelo roteiro do primeiro filme. Aguardemos...
O filme está disponível no Prime Video e Disney+
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Novelesco T01 E03 – 10 Anos de Ti-Ti-Ti
Todo mundo que me conhece sabe que a minha novela favorita da vida é o remake de
‘Ti-Ti-Ti’ (2010), escrito pela grande Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Assim, estou sempre mergulhado em pesquisas sobre essa obra que sou perdidamente apaixonado.
Por isso, em decorrência do seu aniversário de 14 anos, acabei encontrando em uma das minhas pesquisas este episódio do podcast Novelesco publicado lá em 2020, quando a trama completou 10 anos. Um baita episódio.
Nele, Lari Lovisi, Luiz Toniato e Gil Marcel conversam sobre a novela, além do episódio conter uma participação especialíssima do ator André Arteche, que deu vida ao personagem Julinho, e que relembrou não só o seu papel, mas também os bastidores divertidos da novela.
O Novelesco é um ótimo podcast para quem gosta de novelas. O conheci através da minha grande amiga e parceira Natália Rocha (@nati.natv), e desde então, sempre acompanho. Recomendo muito!
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Pedaço de Mim – Crítica em Foco | Podcast
Neste mês, a série do momento foi ‘Pedaço de Mim’, da Netflix. Embora ainda não tenha assistido à obra de Angela Chaves estrelada por Juliana Paes, Vladimir Brichta e Felipe Abib, ouvi o primeiro episódio do Crítica em Foco do Marcos Pitta (@pittaplay no Instagram).
Foi uma ótima estreia! Acompanho o trabalho do Marcos, que fala em seu perfil especialmente sobre livros, mas também sobre séries, novelas e tudo mais desse meio com muita competência. Recomendo vocês a segui-lo e acompanhar o seu bom trabalho.
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Vem Pod Chegar – Silvio de Abreu | Podcast
O destaque na categoria podcast vai para a entrevista do autor Silvio de Abreu ao Vem Pod Chegar, comandado por José Armando Vanucci e Jorge Bin. Silvio, sem dúvidas, é o meu novelista favorito e eu sempre me interesso por acompanhá-lo em qualquer oportunidade midiática.
Desta vez, o episódio com sua participação rendeu muito assunto interessante. Na conversa, ele falou sobre pontos interessantíssimos sobre as suas novelas na Globo, sua temporada como chefe de teledramaturgia na emissora, influenciadores em novelas, além de outros assuntos.
Fico admirado pela sua genialidade e propriedade quando o assunto é televisão. Sempre com opiniões firmes e com bom humor, o autor, assim como suas obras, sabe muito bem percorrer entre a seriedade e a risada. Um episódio que todo noveleiro precisa assistir. Vale a pena!
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Passione (2010) | Novela
Em relação à minha reprise particular de ‘Passione' no Globoplay, consegui avançar bastante com os capítulos e cada vez mais a novela tem se mostrado muito bem movimentada e com uma qualidade de roteiro que tem me agradado bastante. Entre os acontecimentos importante, destaco:
Valentina (Daisy Lúcidi) é presa após conseguir vender Kelly Miranda (Carol Macedo);
Fred (Reynaldo Gianecchini) compra quase todas as ações da metalúrgica Gouveia;
Casamento de Sinval (Kayky Brito) e Fátima (Bianca Bin);
Diana (Carolina Dieckmann) morre no parto ao dar à luz à Vitória;
Agostina (Leandra Leal) e Berilo (Bruno Gagliasso) se divorciam oficialmente;
Nota parcial: ⭐⭐⭐⭐⭐
Viver a Vida (2009) | Novela
Depois de muita especulação, ‘Viver a Vida’ finalmente ganhou a sua esperada reprise no Canal VIVA em julho. Escrita por Manoel Carlos e com direção artística de Jayme Monjardim, ela substitui ‘América’ (2005), às 22h50.
No ar desde o dia 22, a novela é inédita para mim, que venho acompanhando os seus primeiros capítulos com bastante curiosidade e entusiasmo para mais uma obra do autor, rondada por acontecimentos polêmicos e controversos.
Será uma oportunidade não só minha, mas também do público geral assisti-la pela primeira ou mais uma vez e, assim, formar a própria opinião sobre ela. Será uma experiência interessante e eu compartilharei minhas impressões com vocês aqui no blog e no Instagram.
Nota parcial: ⭐⭐⭐⭐
Novelas, Espelho Mágico da Vida | Palestra
No dia 20, participei de uma palestra bem interessante no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo: ‘Novelas, Espelho Mágico da Vida’, de Soleni Biscouto Fressato.
O evento foi promovido para o lançamento do seu livro, onde a autora desenvolve uma reflexão sobre a interação entre as novelas televisivas e a vida cotidiana dos brasileiros de forma muito interessante.
Foi muito interessante ouvir Soleni contar sobre o processo do seu trabalho, desde as pesquisas, concepção e a escolha do título. Por ser fruto de um projeto acadêmico, partilhamos de algumas referências bibliográficas usadas nele e no meu trabalho de conclusão de curso.
Ao final, ainda pude parabenizá-la por sua obra e trocar algumas ideias sobre nossos trabalhos. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas recomendo para quem gosta do assunto.
Nota parcial: ⭐⭐⭐⭐⭐
Márcia Sensitiva – Conversa com Bial | Programa de TV
Pedro Bial, como sempre, vem surpreendendo em suas entrevistas no seu programa. Uma delas, sem dúvida, foi a que realizou com Márcia Fernandes, sensitiva queridinha nas telinhas e na internet, em 05 de julho.
Acompanho o seu trabalho muito por conta da minha avó e minha mãe que a sempre assistiram em programas de TV, e agora, eu, pela internet. Por isso, fiquei curioso para saber como seria sua participação em um programa da Globo depois de anos passando por emissoras como RedeTV! e SBT.
No programa, Márcia relembrou momentos de sua vida, como a sua infância difícil, o processo de entendimento da sua mediunidade, o seu trabalho como astróloga e, claro, a onda de memes produzidos pelo perfil SenseMarcia nas redes sociais. Gosto de acompanhá-la e dos seus conteúdos.
O programa está disponível no Globoplay.
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Sem Censura Especial Rita Lee | Programa de TV
Outro programa de TV que vale a pena ser mencionado na coluna é o Sem Censura. Aliás, essa nova fase do programa, agora comandado brilhantemente por Cissa Guimarães, está de parabéns em todos os sentidos.
Ele vem tendo edições muito boas e que sempre geram grande repercussão nas redes sociais, tornando-se pauta na mídia e na boca do público brasileiro.
A edição do dia 12, conhecido como Dia Mundial do Rock, homenageou a cantora Rita Lee (1947 – 2023), que é e sempre será sinônimo do gênero no Brasil. Os convidados para lá de especiais foram: o cantor Ney Matogrosso; a atriz Mel Lisboa e o jornalista Guilherme Samora. Todos falaram das suas relações com a cantora, relembrando histórias interessantes e reverenciando todo o seu legado na música brasileira.
A edição, sem dúvida, é uma grande homenagem e que vale a pena ser assistida!
Nota: ⭐⭐⭐⭐