top of page

Nas Abas do Geovanne - julho/2025

  • Foto do escritor: Geovanne Solamini
    Geovanne Solamini
  • 31 de jul.
  • 4 min de leitura

Confira o conteúdo da coluna na íntegra.

Capa da coluna Nas Abas o Geovanne

Chegamos à segunda metade do ano. Hora de acompanhar o histórico de consumos e dicas do sétimo mês de 2025 na coluna Nas Abas do Geovanne. Vamos aos destaques do mês: 



Power Couple Brasil 7 | Reality Show

Logo Power Couple Brasil 7

Essa é a primeira vez que eu cito algum reality show aqui na coluna, mas tem um motivo especial. Além de ser espectador, trabalhei na cobertura do Power Couple Brasil 7 – e esse foi um grande desafio profissional para mim. Cobrir um programa desses é uma loucura deliciosa. 


Foi a minha primeira vez, também, acompanhando o programa. Ainda que não seja muito meu tipo de entretenimento, é inegável que essa temporada entregou bons momentos, participantes interessantes e provas que foram bem criativas. Foi uma ótima experiência. 


Nota: ⭐⭐⭐⭐

Conversa com Bial - Marina Lima | Programa de TV

Marina Lima no Conversa com Bial
Foto: Reprodução/GNT

Desde que soube que Marina Lima estava gravando alguma coisa na Globo, fiquei ansioso para assistir minha cantora favorita no ‘Conversa com Bial’. Exibida no dia 14, a cantora conversou com Pedro Bial, em grande parte, sobre a relação com seu irmão, o poeta e compositor Antonio Cicero (1945 - 2024). Além disso, Marina falou sobre novos projetos e a chegada dos seus 70 anos.


Foi uma boa entrevista, feita com sensibilidade e afeto ao retratar como a relação desses dois irmãos era linda. Quem gosta de música brasileira, poesia e cultura precisa assisti-la. Vale a pena! 


Nota: ⭐⭐⭐⭐


Relançamento de O Bruxo | Literatura

Capa do Livro O Bruxo

No dia 12, compareci à sessão de autógrafos da nova edição do romance ‘O Bruxo’, de Maria Adelaide Amaral, na Livraria das Perdizes, em São Paulo. Não poderia perder mais um relançamento da minha autora favorita, né? Isso acabou se tornando uma tradição desde 2023. Brinco que é sempre bom renovar as “bênçãos profissionais” com a mestra. 


Publicado originalmente em 2000, a nova edição é publicada pela Editora Instante e ganha um novo prefácio da autora, além de uma apresentação de Andréa del Fuego. Saiba mais sobre a obra aqui.


Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐


A Lista | Teatro

Cartaz da peça A Lista

O espetáculo de teatro do mês de julho foi ‘A Lista’, estrelado por Lilia Cabral e sua filha Giulia Bertolli. A peça que já teve seu texto publicado como livro e foi transformada em filme pelo Globoplay esteve por mais uma temporada em São Paulo, no Teatro FAAP. 


Criada durante a pandemia, ‘A Lista’ reflete sobre o isolamento, o afeto e os laços inesperados que nos transformam. Mesmo já tendo assistido à história na TV, a experiência do ao vivo é diferente. Impossível conter a emoção, o riso e não sair do espetáculo tocado. 


Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐


Homem com H | Filme

Cartaz do filme Homem com H

Já falando dos filmes, assisti ao tão comentado ‘Homem com H’, na Netflix. A cinebiografia de Ney Matogrosso estrelada por Jesuíta Barbosa foi surpreende, sobretudo pela fiel caracterização e interpretação do ator no personagem.


A obra, assim como toda biografia audiovisual, tem alguns problemas, mas, nesse caso, todos eles desaparecem diante à qualidade artística que ela carrega. É forte, emocionante e rica em detalhes da trajetória de um de nossos maiores e mais corajosos artistas brasileiros. Simplesmente assistam!


Nota: ⭐⭐⭐⭐


Vitória | Filme

Cartaz do filme Vitória

Ainda falando de cinema nacional, assisti ‘Vitória’, no Globoplay. O filme de Andrucha Waddington, baseado em uma história real, é de Fernanda Montenegro – que, aos 95 anos, nos presenteia com mais um forte e sensível trabalho nas telonas. Você o assiste e consegue sentir a indignação da protagonista. Ele ainda apresenta uma crítica social, mesmo que seja retratada de forma mais “simples”, se assim posso dizer. 


É sim, um bom filme, mas poderia ter se aprofundado mais na história. Se comparado com ‘Ainda Estou Aqui’, último grande lançamento do cinema nacional, é longa-metragem com menos força, mas, ainda assim, tem o seu valor. 


Nota: ⭐⭐⭐⭐


Apocalipse nos Trópicos | Documentário

Cartaz de lançamento do documentário Apocalipse nos Trópicos

Também na Netflix, assisti ao documentário ‘Apocalipse nos Trópicos’. Olha… Coragem! O documentário de Petra Costa mergulha em entender como a religião evangélica se infiltrou na política brasileira, sobretudo na extrema-direita e os seus impactos sociais nas últimas duas eleições. É preciso ser forte para aguentar assisti-lo por completo, mas julgo uma obra necessária e de grande importância social para entendermos um pouco melhor o atual cenário político do Brasil. 


Nota: ⭐⭐⭐


Sereias | Minissérie

Cartaz da minissérie Sereias

Escolhi assistir ‘Sereias’ após a indicação da própria Netflix. Estrelada por Julianne Moore, Milly Alcock e Meghann Fahy, a minissérie apresenta um roteiro que prende o espectador em seus 5 episódios. Uma obra que apresenta suspense, drama e até um pouco de humor, mas que contém um final que pode decepcionar por, de certa maneira, frustrar a expectativa crescente a cada episódio. No mais, eu gostei! 


Nota: ⭐⭐⭐⭐


A Reserva | Minissérie

Imagem da série A Reserva - Netflix

Também assisti à minissérie dinamarquesa ‘A Reserva’, que gira em torno das investigações do desaparecimento de uma au pair em um bairro de elite. São seis episódios curtos que prendem o espectador por apresentarem um outro lado do mundo dos ricos, recheado de segredos e problemas domésticos entre outros elementos que nos fazem brincar, também, de ser detetive. Gostei do que assisti! 


Nota: ⭐⭐⭐⭐


Óperas Le Villi | Friedenstag | Ópera

Cartaz das óperas Le Villi | Friedenstag

Para finalizar o mês de julho, tive a oportunidade de ir ao Theatro Municipal de São Paulo pela primeira vez. Assisti às Óperas Double Bill | Le Villi – As Fadas, de Giacomo Puccini e Friedenstag – Dia de Paz, de Richard Strauss. Fiquei encantado com essas duas grandes obras, tudo lindo! Certamente é uma experiência que eu vou querer repetir assim que puder. 


Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐


É isso, galera. Espero que tenham gostado do histórico do mês de julho. 


Me contem o que acharam nos comentários do post no Instagram.


Até o mês que vem!


© Copyright - Geovanne Solamini
Logo-3 (1).png
bottom of page