top of page
  • Foto do escritorGeovanne Solamini

Nas Abas do Geovanne - junho

Coluna Nas Abas do Geovanne

A coluna está de volta após um mês fora do ar! E nesse mês de junho, voltei a consumir mais conteúdo de diferentes áreas e formatos. Expandir os horizontes culturais tem sido uma experiência muito interessante. 


Bora acompanhar o que consumi por aqui? Vamos aos destaques do mês:



Porto Príncipe (2024) | Cinema

O principal destaque do mês foi a sessão especial de estreia do filme ‘Porto Príncipe’, que aconteceu no Itaú Cultural, no dia 18. Foi um grande achado de atividade gratuita na cidade de São Paulo, além de ter me emocionado bastante por ter uma temática pertinente e atual. 


Dirigido por Maria Emília de Azevedo, o filme conta a história de Bertha, uma viúva que mora sozinha numa chácara isolada na serra catarinense. Começando a enfrentar dificuldades para manter a propriedade funcionando, ela vive pressionada pelo filho, que deseja que a mãe vá morar com ele em um bairro nobre de Florianópolis. Ao saber da chegada de um grupo de haitianos em Santa Catarina, Bertha decide trazer o haitiano Bastide para trabalhar e morar com ela, alimentando a hostilidade do filho. O convívio transforma a relação de trabalho entre Bertha e Bastide em uma amizade sincera entre duas pessoas de culturas diferentes que compartilham ideias e sentimentos em comum. 


Após a exibição do longa-metragem, aconteceu um debate com a presença da diretora, Selma Egrei e Diderot Senat – os protagonistas da obra –, com a pesquisadora e crítica Viviane Pistache.



Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐



Central do Brasil (1998) | Cinema

A primeira vez que assisti ‘Central do Brasil’ foi em 2019. Na ocasião, a Globo o exibiu na Tela Quente em uma versão remasterizada como homenagem aos 90 anos de Fernanda Montenegro, grande protagonista da história. Foi uma emoção muito grande, confesso.


Desde então, sempre que tenho a oportunidade de assisti-lo, é impossível não chorar. Desta vez, foi a vez de acompanhá-lo na Sessão de Sábado do dia 15, e não foi diferente. Uma grande emoção. 

O longa-metragem, sem dúvida, é um dos melhores títulos do nosso cinema nacional. Um clássico que nunca vai perder a graça assistir. 

O filme está disponível no Globoplay, Netflix e no Prime Video. 

Nota: ⭐⭐⭐⭐



Falas de Orgulho | Programa de TV

Apresentado pela jornalista Leilane Neubarth, o especial ‘Falas de Orgulho’, exibido no dia 21, em comemoração ao Dia Internacional de Orgulho LGBTQIA+, celebrado no dia 28 de junho, foi um dos melhores programas que a Globo produziu e exibiu esse ano. 

Com direção de Antonia Prado, roteiro de Veronica Debom, produção de Ana Luisa Miranda e Fernanda Neves, a atração focou em abordar a falta de oportunidades e a luta por direitos da comunidade LGBTQIA+, exibindo experimentos sociais e depoimentos de diferentes personagens reais. 

Foi um programa forte e necessário. Ótimo para a reflexão acerca de um tema cada vez mais pertinente, além de emocionar com histórias reais de preconceito e de superação. Lindo de se ver.

É importante que a maior emissora do país promova debates como esses, ainda que seus posicionamentos controversos e polêmicos acerca dessa população estejam prevalecendo nas suas produções nos últimos anos. No mais, um acerto da Globo! 


Disponível no Globoplay


Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐



Ana Maria Braga – Podpah | Podcast













O episódio em que Ana Maria Braga, a nossa diva das manhãs, foi entrevistada pelo Podpah foi exibido no dia 20, e desde então repercutiu bastante nas redes sociais – muito pelas histórias e o carisma da apresentadora, que foram os únicos pontos positivos da conversa.

 

Namaria é uma potência na comunicação. Ter a oportunidade de vê-la contando sobre a sua trajetória pessoal e profissional, bastidores do Mais Você dentre outras características e elementos que compõem a sua personalidade de apresentadora foi uma verdadeira aula. 


No entanto, é visível que os apresentadores, em minha opinião, não souberam muito bem conduzir a entrevista. Em quase todo o tempo, a interrompiam, forçaram apenas uma pauta. Foi chato, mas valeu a pena pela Namaria. 


Nota: ⭐⭐⭐



A coluna Nas Abas do Geovanne volta mês que vem com muito mais impressões e recomendações de conteúdos de qualidade. Não deixe de acompanhar aqui no blog e também no Instagram.


Comments


bottom of page