top of page
Foto do escritorGeovanne Solamini

Nas Abas do Geovanne - dezembro

Confira o conteúdo da coluna de dezembro na íntegra.

Capa da Coluna Nas Abas do Geovanne

Hoje é o último dia do mês e também o último dia do ano. Isso significa que é a hora de publicar a última edição de 2024 da coluna ‘Nas Abas do Geovanne’. Dezembro foi um mês tranquilo, mas, ainda assim, deu pra consumir bastante coisa legal e entregar uma edição legal da coluna. 


Vamos aos destaques do mês:


Tieta | Novela

Logo da novela Tieta da TV Globo

Sem dúvidas, a maior surpresa de dezembro foi a estreia de ‘Tieta’ (1989) em Vale a Pena Ver de Novo. A novela de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn é um ótimo clássico e muitos (como eu) duvidavam que uma novela de 35 anos pudesse ser reapresentada na TV aberta. 

Conheci a obra quando ela foi reprisada no Canal VIVA, em 2017, e agora está sendo ótimo acompanhá-la de novo. Ainda que a Globo tenha sido bastante amadora e desrespeitosa com a censura na abertura da novela, a edição tem caprichado e os capítulos estão ótimos. 


Nota: ⭐⭐⭐⭐



Ainda Estou Aqui | Filme

Imagem do filme Ainda Estou Aqui
Foto: Divulgação

No começo do mês, finalmente tive a oportunidade de assistir ao filme do momento: ‘Ainda Estou Aqui’. Eu, que sempre fui interessado em obras audiovisuais que retratam a Ditadura Militar no Brasil, fiquei encantado com tudo o que o filme apresenta.

As atuações de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro emocionam, além do restante do elenco que imprimiram muita veracidade com os acontecimentos retratados ali. A direção de Walter Salles soube muito bem extrair ao máximo a emoção para o público, além de imprimir ao filme uma boa reconstituição dos anos 1970, com uma linda fotografia que remete aos filmes antigos de cinema da época.

É uma grande obra do cinema nacional que merece todo o sucesso que está fazendo!

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐



Domingo à Noite | Filme

Fotografia de Marieta Severo no filme Domingo à Noite
Foto: Divulgação

Assisti ‘Domingo à Noite’ (2024) em uma exibição do Canal Brasil no dia 4. Desde quando o filme dirigido por André Bushatsky e escrito por Bruno Gonzalez foi lançado em abril, fiquei interessado em conhecê-lo pela presença de Marieta Severo no elenco. 

Ele nada mais é do que um drama familiar que conta a história de Margot (Marieta Severo), uma atriz de 75 anos que enfrenta dificuldades para finalizar o seu último filme, cuidar do marido com Alzheimer e manter o amor do casal vivo.

O filme pode parecer um pouco parado, mas gera muitas questões relacionadas à velhice e o relacionamento familiar. É um tema interessante. 

Nota: ⭐⭐⭐



Carandiru | Filme

Fotografia do do filme Carandiru
Foto: Divulgação

Sim, essa foi a primeira vez que assisti ‘Carandiru’ (2003). O filme de Hector Babenco, baseado no livro Estação Carandiru (1999), de Dráuzio Varella, é um dos grandes clássicos do cinema nacional no século XXI. 

A curiosidade em conhecê-lo surgiu de uma iniciativa minha de conhecer mais filmes brasileiros famosos que nunca assisti. Foi interessante poder assisti-lo e entender, de maneira imparcial, o universo carcerário da cadeia pública que existiu em São Paulo até 2002.  Vale a pena assistir! 

Nota: ⭐⭐⭐⭐



Brasileiríssima | Documentário

Cartaz do documentário Brasileiríssima
Foto: Reprodução

No Globoplay, assisti ao documentário ‘Brasileiríssima’, de André Bushatsky. A obra convida o público para mergulhar na história da telenovela brasileira, destacando principalmente o seu impacto social e cultural nessas mais de sete décadas de existência. 


É um verdadeiro prato cheio para todos os noveleiros que se interessam no contexto histórico do maior produto audiovisual brasileiro. Seu conteúdo é interessante, completo e recheado de depoimentos de grandes nomes como Regina Duarte, Silvio de Abreu e Boni, entre muitos outros. 


Vale muito a pena assistir! Aliás, deveríamos ter mais trabalhos como esse. 


Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐



Tributo – Boni | Documentário

Boni
Foto: Clara Cavour

O último episódio da série documental ‘Tributo’ do ano foi dedicado ao grande Boni. O episódio em questão com cerca de uma hora de duração é uma verdadeira aula para todos que são apaixonados por televisão.

Nele, além da justa homenagem a uma das figuras que revolucionou a TV, o profissional compartilha diversas histórias interessantíssimas das suas experiências não só na Globo, mas em também em outras emissoras.

O projeto de reverenciar o legado de diversos artistas veteranos, sem dúvida alguma, foi um dos melhores lançamentos dos Estúdios Globo em 2024.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐



The Masked Singer Brasil - Especial de Natal | Programa de TV

Jurados do programa The Masked Singer Brasil
Foto: Globo/Maurício Fidalgo

Exibido no dia 22, o especial de Natal do The Masked Singer Brasil foi, pra mim, interessantíssimo. Em primeiro lugar, pela apresentação de Eliana, que assume o posto deixado por Ivete Sangalo na próxima temporada e a dinâmica dos jurados se apresentando com algum convidado mascarado surpresa.

Gosto do programa desde a primeira temporada e estou curioso para a quinta temporada, que será exibida em 2025, homenageando as novelas brasileiras. Ansioso!

Nota: ⭐⭐⭐⭐



Marina Lima na Academia Brasileira de Letras | Apresentação Musical

Marina Lima e Antônio Cícero
Foto: Reprodução/ABL

Quem me conhece sabe que eu sou super fã da Marina Lima. No dia 12, a cantora se apresentou na Academia Brasileira de Letras, em homenagem ao seu irmão, o poeta Antônio Cícero, que morreu em outubro.

O show foi uma realização do último desejo dele, que era membro da ABL desde 2017, e o principal compositor de diversos sucessos cantados por Marina. Assisti à apresentação ao vivo pelo YouTube e não pude não me emocionar pela linda parceria dos dois irmãos.

Nota: ⭐⭐⭐⭐



Dois Pontos – Reprise de Novelas | Podcast


O podcast Dois Pontos, do Estadão, recentemente vem tendo ótimas edições voltadas às novelas. Depois de um ótimo episódio com a participação de Silvio de Abreu e Mauro Alencar, o mais recente lançado contou com a presença de Lucas Martins Néia, roteirista, dramaturgo, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e do jornalista e professor Ricardo Alexino Ferreira

No episódio intitulado ‘Reprise de Novelas – É necessário cortar cenas ofensivas de telenovelas antigas?’, os profissionais debatem um tema muito importante e recorrente na teledramaturgia brasileira. É muito bom assistir um bom conteúdo brilhantemente discutido com pessoas entendidas sobre novelas. Vale a pena conferir! 

Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️

Jandira - Em Busca do Bonde Perdido | Teatro

Cartaz do espetáculo Jandira
Foto: Reprodução

No começo do mês, assisti ao espetáculo ‘Jandira – Em Busca do Bonde Perdido’, no teatro Tucarena, em São Paulo. O monólogo autobiográfico protagonizado por Isabel Teixeira, percorre as memórias de Jandira Martini (1945 – 2022), com direção de Marcos Caruso.

A experiência de assistir à peça em um teatro arena tornou tudo diferente. Isabel, com sua grandeza cênica, soube muito bem explorar o palco e, ao meu ver, conseguiu atingir um tom de voz grave parecido com o que Jandira tinha. Ao final do espetáculo, pude parabenizá-la e contar as minhas impressões aqui descritas.

Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️



Vestido de Noiva | Teatro

Simone Spoladore, Lucélia Santos e Djin Sganzerla no espetáculo Vestido de Noiva

O último espetáculo do ano foi ‘Vestido de Noiva’, clássico de Nelson Rodrigues, que ganhou uma nova montagem através da diretora Helena Ignez, que assisti no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, em São Paulo.

A peça é dividida em três planos: alucinação, memória e realidade. Isso faz com que consigamos entender melhor a história e por diferentes pontos de vista, sobretudo na personagem Madame Clessy, interpretada por Lucélia Santos.

O elenco conta com nomes renomados como Simone Spoladore, Clarisse Abujamra e Tuna Dwek, entre outros, que mandam muito bem em uma produção muito bem feita. Valeu a pena!


Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️



CCXP 2024 | Evento

Logo da CCXP 2024.
Foto: Reprodução

Em 2024, realizei o sonho de ir à CCXP pela primeira vez e foi incrível! Fui apenas em um dia, no sábado (7), mas posso garantir que a edição foi muito interessante, sobretudo para quem gosta de televisão brasileira.  

Emissoras como Globo, SBT e Cultura promoveram bons eventos, lojinhas incríveis e ativações criativas que foram o maior sucesso! A minha favorita, foi o estúdio de ‘Vale Tudo’, onde pude gravar uma cena de Odete Roitman na novela – e ainda ganhei uma linda ecobag exclusiva. 

Neste dia, encontrei artistas como Ana Hikari, Alanis Guillen, Isadora Cruz, Thomás Aquino e Patrícia Abravanel, entre alguns nomes da imprensa. 

Foi uma experiência incrível! Já estou ansioso para ir ano que vem de novo. 

Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


É isso, galera. Espero que tenham gostado do histórico do mês de dezembro. 

Me contem o que acharam nos comentários do post no Instagram.

Até o mês que vem!



bottom of page