top of page
  • Foto do escritorGeovanne Solamini

“Eu sou rica”: Beleza Pura foi responsável criar por um dos primeiros memes de novela em 2008

Cena de memorável de Carolina Ferraz como Norma Gusmão é um sucesso até hoje quando se trata de memes de novelas, e já virou até música chiclete

Carolina Ferraz como a vilã Norma Gusmão em Beleza Pura
Foto: Frederico Rozario/Globo

Após muitos pedidos e uma longa espera, ‘Beleza Pura’ (2008), chegou hoje (15), ao Globoplay. A única novela assinada por Andréa Maltarolli, que morreu em decorrência de um câncer de mama em setembro de 2009, foi disponibilizada através do Projeto Resgate em 179 capítulos. 


A trama é uma clássica comédia romântica das sete que narra a história de amor entre Guilherme (Edson Celulari), um bem sucedido engenheiro aeronáutico e a batalhadora dermatologista Joana (Regiane Alves), filha abandonada de Sônia (Christiane Torloni) ainda na infância, uma das cinco vítimas de um acidente de helicóptero do qual foi responsabilizado no início da trama.


No entanto, o folhetim é bastante lembrado por conta de uma outra personagem: a vilã Norma (Carolina Ferraz), que eternizou o bordão “eu sou rica”, que até hoje está na memória afetiva dos noveleiros e atravessou fronteiras em 16 anos de existência. 


Bordão inesquecível


Ao longo da história da teledramaturgia brasileira, houveram muitas vilãs que marcaram época em suas respectivas novelas, seja por alguma maldade específica ou até mesmo por bordões inesquecíveis. 


Em ‘Beleza Pura’, não foi diferente. A personagem de Carolina Ferraz, Norma Gusmão, é uma mulher bem-sucedida, elegante e poderosa que carrega uma grande frustração: o amor não correspondido de Guilherme. 


No passado, Norma e Guilherme estudaram juntos na faculdade de Engenharia, só que ela nunca o notou por ele ser um aluno bolsista e de origem mais humildade. O tempo passa, e a vilã acaba se apaixonando justamente por ele, que a vê apenas como uma amiga. É por esse motivo que ela faz de tudo para prejudicá-lo. 


A cena que marcou época acontece após Norma ser desmascarada por Guilherme, seu então noivo. Ele arma um verdadeiro escândalo na frente de todos após descobrir todas as maldades praticadas contra ele. 


Na sequência, os personagens discutem no quarto. Norma se descontrola ao saber que será denunciada para a polícia e declara: “Eu não vou acabar presa, sabe por que? Eu sou rica! Eu sou rica! Você já viu algum rico ir parar na cadeia? Pelo menos não aqui nesse país onde todo mundo não tem caráter.”


Você também pode se interessar por: 


Erro de gravação esquecido

Pronto! O meme nasceu ali. Mas, a cena que poderia repercutir apenas pela entonação veraz de Carolina Ferraz ao interpretar o texto da novela, também foi marcada por outro motivo, um deslize à lá “falha nossa”, do Vídeo Show. 


Isso porque, na sequência da discussão, Norma ainda possessa começa a destruir o que vê pela frente em seu quarto, quando ataca um abajur na parede e aparece uma câmera no canto superior esquerdo da cena. 


Em participação no Programa de Todos os Programas, em setembro de 2023, a atriz relembrou a história e explicou o primeiro motivo pelo qual a cena viralizou. Segundo ela, foi por conta do recorte exibido no tradicional quadro programa que exibia os erros de gravações das produções da Globo. 


“Imagina! Vazou isso [a câmera e o seu operador] na cena mídia por causa disso. E as pessoas esqueceram isso e pegaram só eu, loira, vestida de noiva pronta pra casar, toda maravilhosa e gritando aquilo”, disse. 


O meme e seus derivados

Sem dúvidas, o que mais chama atenção é a proporção que esse bordão tomou. Em tempos em que a internet e as redes sociais ainda não eram o que são hoje, uma cena de novela foi muito longe. 


Na internet, é possível encontrar uma espécie de música assinada pelo DJ Rafael Lelis Feat. VJ José Del Duca, na qual utilizam o trecho da cena remixado juntamente de outro bordão famoso, o “Pobreza Pega”, proferido por Bia Falcão (Fernanda Montenegro) em ‘Belíssima’ (2005).


A paródia fez tanto sucesso que chegou até mesmo a ser exibida no Vídeo Show, na época. 



O vídeo, que conta com outras duas versões, é recheado de cenas de várias vilãs de novelas brasileiras e até mexicanas que marcaram época na televisão. Nos comentários, vê-se alguns destacando que a música chegou a tocar em baladas e algumas pessoas a ouviam em volume máximo no carro. 


Além disso, um trecho da música no qual os bordões de Carolina Ferraz e Fernanda Montenegro aparecem foi adotado como tema de abertura do canal no YouTube Diva Depressão, sendo usado até hoje.


bottom of page