top of page
  • Foto do escritorGeovanne Solamini

Trilhas de sucesso: relembre as músicas de Alanis Morissette em novelas e de quem elas foram tema

Com uma carreira de mais de 30 anos, a artista canadense coleciona diversos hits que também foram trilha sonora de diversas novelas na Globo, que ajudaram a popularizar o seu trabalho

Renato Rocha Miranda/TV Globo

Conhecida por ser um dos grandes nomes do pop-rock feminino, Alanis Morissette estará de volta ao Brasil após 12 anos de sua última vinda para cá. Desta vez, a cantora e compositora embarcou em uma turnê comemorativa dos 25 anos do seu aclamado álbum ‘Jagged Little Pill’.

O show acontece hoje (14), no Allianz Parque, em São Paulo, e no repertório estarão músicas como ‘Ironic’ e ‘You Learn’ – essas que tocaram em novelas de sucesso da Globo.

Por isso, chegou o momento de relembrar todos os seus sucessos que fizeram parte de trilhas sonoras inesquecíveis, em tempos que ela ainda era valorizada. Vamos lá?


‘You Learn’ – ‘Anjo de Mim’

Foto: Reprodução/Globo

A primeira vez que os brasileiros ouviram uma música de Alanis Morissette em uma novela foi em ‘Anjo de Mim’ (1996), com a música ‘You Learn’, do terceiro álbum da cantora, ‘Jagged Little Pill’, lançado um ano antes da estreia.


Na trama escrita por Walther Negrão, a música era tema da personagem Antônia (Tássia Camargo), esposa do escultor Floriano Ferraz (Tony Ramos), protagonista da história.



‘That I Would Be Good’ – ‘Suave Veneno’

Foto: Divulgação/Gobo

Dois anos depois, a obra de Alanis Morissette ganhou proporções ainda maiores com a música ‘That I Would Be Good’, do álbum ‘Supposed Former Infatuation Junkie’, incluída na trilha sonora internacional de ‘Suave Veneno’ (1999), sendo um dos carros-chefes do álbum em questão – e claro, um sucesso nas rádios brasileiras.

A canção, que é um verdadeiro clássico, foi tema da vilã Maria Regina (Letícia Spiller) e tocou a rodo durante os capítulos da novela escrita por Aguinaldo Silva. Ela, era usada principalmente em sequências que a megera demonstrava sua humanidade e sofria ao som desse tema.


‘Flinch’ – ‘Desejos de Mulher’

Foto: Reprodução/Globo

A partir disso, Alanis Morissette se tornaria uma das principais vozes das trilhas sonoras internacionais de novelas da Globo, principalmente no horário nobre. Ainda assim, outros horários também foram comtemplados.


Na novela ‘Desejos de Mulher’ (2002), de Euclydes Marinho, a canção ‘Flinch’ foi tema do casal protagonista formado por Júlia (Gloria Pires) e Chico (Eduardo Moscovis), que, inclusive, estampou a capa do CD da trilha internacional da trama.


‘Offer’ – ‘Celebridade’

Foto: TV Globo/Renato Rocha Miranda

Em 2003, Alanis Morissette apareceu em dose dupla na novela ‘Celebridade’. Além de ter a sua música ‘Offer’, do álbum ‘Feast On Scraps’ na trilha sonora internacional da novela como tema do casal Paulo César (Paulo Vilhena) e Sandra (Juliana Knust), a cantora gravou um show exclusivo para a novela de Gilberto Braga.

Logo nos primeiros capítulos, Alanis foi uma das artistas internacionais que Maria Clara Diniz (Malu Mader) produziu. Na ocasião, a secretária da protagonista Noêmia (Júlia Lemmertz) leva o seu filho Paulo César, fã da cantora, para prestigiá-la e conhecê-la pessoalmente.


De acordo com informações da época, a produção da novela chegou a montar um camarim fictício nos Estúdios Globo para que o encontro dos personagens com a cantora acontecesse antes do show dela no Rio de Janeiro.


‘Guardian’ – ‘Sangue Bom’

Foto: Rapahel Dias/Globo

Após um hiato de quase dez anos longe de trilhas sonoras de novelas, Alanis Morissette voltou com tudo e emplacou em duas músicas em duas novelas diferentes estreadas em 2013. A primeira delas, foi ‘Guardian’, do álbum ‘Havoc and Bright Lights’, em ‘Sangue Bom’.

Na trama assinada por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, a canção foi uma das que mais se destacou ao ser tema do personagem Natan (Bruno Garcia), um famoso e premiado publicitário, dono da agência Class Mídia.


‘Empathy’ – ‘Amor à Vida’


Foto: Reprodução/Globo

A segunda, ‘Empathy’, tocou em ‘Amor à Vida’, que tinha cantores como Rod Stewart, Alicia Keys, Bruno Mars, Miley Cyrus e claro, Alanis Morissette com a música ‘Empathy’ – ainda que com menor destaque do que em outras tramas anteriores.

Mesmo sem ter sido lançada no CD internacional da novela ou até mesmo ser creditada em sites como o Memória Globo, a música foi tema do casal Thales (Ricardo Tozzi) e Natasha (Sophia Abraão) – formado somente mais para a reta final da trama de Walcyr Carrasco.


‘Ironic’ – ‘Malhação: Intensa como a Vida’

Foto: Reprodução/Globo

Um ano antes, a cantora canadense já havia emplacado um grande sucesso que já tinha seus 17 anos, na época: ‘Ironic’, uma das músicas mais marcantes do acalmado álbum ‘Jagged Little Pill’, lançado originalmente em 13 de junho de 1995.


A música que fala sobre as ironias da vida e foi indicada a prêmios como o Grammy e o MTV Video Music Awards, era tema inesquecível Fatinha (Juliana Paiva), personagem que roubou a cena em ‘Malhação: Intensa como a Vida’ (2012).


É curioso destacar também que, passadas duas décadas de seu lançamento, Alanis Morissette chegou a atualizar a letra do single, em 2019. Com a ajuda de James Corden, apresentador do programa “The Late Late Show”, a proposta foi refletir sobre os problemas da atualidade, com a inserção de menções a elementos contemporâneos como Facebook e Netflix, por exemplo.


‘Lens’ – ‘Malhação: Seu Lugar no Mundo’

Foto: Divulgação/Globo

Alanis Morissette ainda conseguiu emplacar mais uma música em uma novela da Globo, quando ‘Lens’, que faz parte do seu penúltimo álbum, o ‘Havoc and Bright Lights’, se tornou parte da trilha sonora da temporada de Malhação exibida entre 2015 e 2016.

Na novela, a música não era tema de nenhum personagem específico e, por isso, talvez não tenha repercutido tanto quanto os seus outros sucessos que emplacaram diversas trilhas de novelas nas últimas três décadas.

Benditas sejam essas trilhas sonoras que fizeram este que vos escreve conhecer o trabalho de uma das melhores cantoras internacionais através das nossas amadas novelas brasileiras. Espero que venha muito mais por aí!

Comments


bottom of page