top of page
  • Foto do escritorGeovanne Solamini

Em 130 anos de história, Avenida Paulista foi cenário para várias novelas


Imagem: Reprodução/Globo

A mais imponente e famosa avenida de São Paulo completa 130 anos hoje. Inaugurada em 8 de dezembro de 1891, foi projetada por Joaquim Eugênio de Lima para abrigar os casarões dos barros do café.


Considerada o centro financeiro e cultural da cidade, ela se tornou palco de muitos eventos importantes como manifestações, festas icônicas e ainda desde 2016 é fechada para os carros e fica livre para os pedestres, um centro cultural a céu aberto.


Ela também foi cenário de várias novelas ambientadas na capital paulista, relembre:


Rainha da Sucata (1990)


Se tem um autor que valorizava São Paulo nas suas novelas era o Silvio de Abreu. Quem não se lembra da famosa cena de suicido de Laurinha Figueiroa (Glória Menezes) em ‘Rainha da Sucata’ (1990)? Após brigar com Maria do Carmo (Regina Duarte), Laurinha se atira do prédio para culpar a protagonista da história. O que muitas pessoas podem não saber é que a cena foi gravada no prédio do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, localizado no número 1842 da Avenida Paulista. Legal, né?


A Próxima Vítima (1995)


Em sua segunda novela no horário nobre da TV Globo, Silvio de Abreu nos fez percorrer as ruas da cidade, até mesmo na abertura, onde as pessoas eram alvo de um tiro que as faziam sumir do nada. Claro que Hans Donner e sua equipe não esqueceram da Avenida Paulista. Veja no minuto 00:17 na cena gravada na saída da estação de Metrô Consolação e no minuto 00:33, em frente ao MASP.

Chiquititas (1997)


E não foi só na TV Globo que a Avenida Paulista deu as caras. No SBT, apareceu na abertura da novela infantil ‘Chiquititas’, exibida em 1997. Rostos que hoje em dia são famosos apareceram dançando em pleno canteiro central da avenida.

Belíssima (2005)


Cena da novela ‘Belíssima’ (2005) na Avenida Paulista | Imagem: Frame de vídeo/TV Globo

Outra novela de Silvio de Abreu com a cara de São Paulo foi ‘Belíssima’. A novela falava sobre os padrões de poder e beleza da sociedade e a empresa homônima de lingeries do Grupo Assumpção. Desde o primeiro capítulo – onde ocorre um grande evento comemorativo da marca que para a cidade – já são vistas cenas de modelos desfilando por vários pontos da cidade, inclusive na Avenida Paulista, onde a empresa tinha sua cede no belíssimo edifício espelhado CYK no número 901. Um luxo!


Edifício CYK usado como cenário em ‘Belíssima’ (2005) na Avenida Paulista | Imagem: Reprodução/TV Globo

Ti Ti Ti (2010)


Maria Adelaide Amaral investiu pesado em trazer a realidade da capital paulista para as telinhas do Brasil todo com o remake da novela homônima de 1985. Esse foi um dos pontos altos da novela, que até mesmo no texto fazia inúmeras referências aos bairros e com muitas expressões do vocabulário paulistano. Teve uma cena gravada em meio ao povão na Avenida Paulista, onde Thaisa (Fernanda Souza) e Camila (Maria Helena Chira) conversam enquanto dão uma pausa nas comprinhas. Veja um vídeo amador que mostra os bastidores a cena gravado lá em 2010.


Amor à Vida (2013)



Fachada do fictício Hospital San Magno de ‘Amor à Vida’ (2013) | Imagem: frame de vídeo/TV Globo

A chegada de Walcyr Carrasco ao horário nobre seguiu em São Paulo, com diversas locações em pontos famosos da cidade, como a Rua 25 de Março na região central da cidade. E onde a Avenida Paulista entra na história? Ela era quase que uma protagonista, pois era lá que se localizava o Hospital San Magno, palco de quase todas as cenas da novela. Mas deixa eu te contar uma curiosidade: o prédio não existia, era feito de computação gráfica, sabia?


Cidade cenográfica de ‘Amor à Vida’ (2013) | Imagem: Blog A Fábrica dos Sonhos

Além disso, foi criada uma réplica da Avenida Paulista nos Estúdios Globo com os clássicos postes diferentões e o uso de chroma key, com imagens do movimento de carros e pessoas.


Verdades Secretas (2015)


Você se lembra da abertura luxuosa da primeira temporada de ‘Verdades Secretas’? O que poucos sabem é que ela foi gravada na Avenida Paulista, especificamente no Palacete Franco de Mello construído em 1905, um dos únicos casarões que resistiram em meio as mudanças modernas da avenida. Veja uma foto do palacete e relembre a abertura da novela.


Palacete Joaquim de Franco de Mello | Reprodução/Google Maps

Sol Nascente (2016)


Imagem: Ramón Vasconcelos/TV Globo

Em ‘Sol Nascente’ a Avenida Paulista esteve também esteve presente, como nessa cena da imagem acima, onde Rafael Cardoso e Giovanna Antonelli são dirigidos por Leonardo Nogueira nas gravações da novela.


Haja Coração (2016)


Imagem: Ramón Vasconcelos/Globo

Na adaptação de ‘Sassaricando’ (1987) pelas mãos de Daniel Ortiz, manteve ao menos a essência paulistana da obra e contou com cenas gravadas na Avenida Paulista, como essa da foto abaixo onde Fedora (Tatá Werneck) para o trânsito para fazer um story. Sim, fazer um story. Relembre através da imagem acima.


Malhação – Viva A Diferença (2017)


Imagem: Frame de Vídeo/TV Globo

Depois de 23 anos, uma temporada de Malhação foi ambientada em São Paulo, sendo a única até então. Isso foi só um dos pontos que fizeram a novela teen muito mais representativa e diversa, que era a intenção do autor, em falar com a Geração Z. A história das Five teve cenas gravadas em vários locais da cidade, inclusive no Metrô e claro que não poderia faltar cenas na mais famosa avenida de SP, inclusive logo no primeiro capítulo.


A Lei do Amor (2016)


Sequência de ‘A Lei do Amor’ (2016) gravada na Avenida Paulista | Reprodução/Globo

Na cena, Tiago (Humberto Carrão) e Isabela (Alice Wegmann) se reencontram depois de muito tempo em meio à multidão em um cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Bela Cintra, cenário de muitas fotos.


O Tempo Não Para (2018)


Imagem: Reprodução/Globo

A trama inovadora de Mário Teixeira contava a história de uma família que acaba sendo congelada após um naufrágio na Patagônia o século XIX. Depois de mais de 130 anos, são descobertos no litoral e retornam à capital paulista. Logo nas cenas divulgadas nas chamadas de lançamento, já é possível ver a protagonista Marocas (Juliana Paiva), Miss Celine (Maria Eduarda Carvalho) passeando pela Paulista, admirando as mudanças da cidade e Dom Sabino (Edson Celulari) encantado com a modernidade.


Órfãos da Terra (2019)


Laila (Julia Dalavia) pedalado na ciclovia da Avenida Paulista em ‘Órfãos da Terra’ (2019)

A novela de Thelma Gudes e Duca Rachid abordou um grande problema mundial que é a guerra no oriente e a luta dos refugiados. Claro que não havia cidade melhor do que São Paulo para ambientar a história, onde vários pontos turísticos serviram de cenários real para a novela (como na imagem destacada). A trama começou com potencial de ser um novelão digno das 21h, mas desandou ao decorrer da história. Mesmo assim, foi ganhadora do Emmy em 2020 na categoria ‘Melhor Novela’.


E tem uma curiosidade!


Logo da minissérie ‘Avenida Paulista’ (1982) | Imagem: Reprodução/TV Globo

A avenida mais famosa da cidade deu nome à minissérie ‘Avenida Paulista’ (1982), exibida pela TV Globo. O enredo policial de Daniel Más e Leilah Assumpção, teve 15 capítulos e grandes nomes da teledramaturgia brasileira no elenco, como Antônio Fagundes, Dina Sfat, Walmor Chagas e Bruna Lombardi. De fato, não é uma das obras mais lembradas, mas vai que um dia o Globoplay resgate, né?



Comments


bottom of page