top of page
  • Foto do escritorGeovanne Solamini

Abajur de Bárbara em ‘Um Lugar ao Sol’ é um dos objetos mais comuns nas novelas da Globo

Abajur inspirado em estilo Art Nouveau já apareceu em outras novelas, como ‘Por Amor’ e ‘Laços e Família’


Imagem: Reprodução/Globo

Se você é um bom noveleiro e presta atenção em cada detalhe de uma novela, já deve ter percebido que quase todas tem muitas semelhanças e em todos os sentidos, não é mesmo? Seja no elenco, direção, texto, figurinos e até mesmo na cenografia, que é o tema desse texto.


Ultimamente é comum ver na internet alguns noveleiros compartilharem comparações desse tipo, principalmente em questão da cenografia, onde objetos e até cenários são vistos em diferentes produções da TV Globo. Talvez o que poucos saibam, é que isso é mais comum do que se imagina e já acontecia muito antes da pandemia de coronavírus, onde os Estúdios Globo passaram por rígidos protocolos sanitários e muita coisa foi reaproveitada.


Para contextualizar, recentemente um quadro apareceu em quatro produções. Ele esteve presente em ‘A Força do Querer’ (2017), depois em ‘Os Dias eram Assim’ (2017), em ‘A Dona do Pedaço’ (2019) e agora em ‘Um Lugar ao Sol’ (2021-2022), que por sua vez repete cenários de ‘Amor de Mãe’ (2019-2021), como o apartamento de Vitória (Taís Araújo), a casa de Thelma (Adriana Esteves) e o viaduto construído para ambientar o bairro carioca Passeio.


Imagem: Reprodução/Globo

Mas agora, vamos direto ao assunto! Falando em ‘Um Lugar ao Sol’, é fato que a novela vem enfrentando baixos índices de audiência – injustamente, pois é uma ótima novela – vem fazendo o maior sucesso entre a crítica e as redes sociais que a repercutem bastante.


Em uma cena exibida no dia 28 de novembro de 2021, Bárbara (Alinne Moraes) encontra seu abajur jogado no chão quebrado e descobre que o filho da namorada de seu pai o quebrou jogando futebol em seu quarto. Na sequência, Bárbara vai atrás da criança para tirar satisfação e acaba agredindo o menino.


A cena foi bem repercutida e dividiu opiniões nas redes sociais e até mesmo gerou comparações com outra personagem da atriz, a Sílvia de ‘Duas Caras’ (2007), que era uma vilã totalmente desequilibrada e que virou meme. Relembre a cena abaixo:


Como citado no começo do texto, esse modelo de abajur já foi visto em outras novelas da casa e claro, geralmente nas casas mais ricas. Mas o que ele tem de tão especial? Talvez nada, mas trago algumas curiosidades interessantes sobre ele.


Esse modelo de abajur de vitral é conhecido como Favrile e tem seu visual inspirado na estética Art Nouveau, fortemente presente entre o final do século XIX e início do século XX. A marca Tiffany se tornou a grande produtora desse tipo de luminária, onde, criada pelo designer Comfort Tiffany, fez do modelo ser um clássico na decoração até hoje, quando vimos eles sempre nas novelas. Um abajur desses é um luxo, não é? E caro também. Em muitas lojas, o seu valor passa de 1 mil reais.


Relembre alguns modelos presentes nas novelas:


E claro que esse clássico abajur não podia não estar na sala de uma Helena de Manoel Carlos, né? Na primeira imagem, podemos ver um modelo na sala da protagonista de Regina Duarte em ‘Por Amor’ (1997) e na segunda, no quarto de Vera Fischer em ‘Laços de Família’ (2000). Também encontramos um modelo parecido em ‘Paraíso Tropical’ (2007).


É bem provável que ele já tenha aparecido em outras tramas, inclusive de época. E não é que ele apareceu? Até a ´última atualização deste texto, três modelos foram vistos em cenas de ‘O Cravo e a Rosa’ (2000), que está sendo reprisada em edição especial nas tardes da TV Globo.


Em ‘Um Lugar Ao Sol’, já foi possível contar dois modelos desse mesmo. O que citamos no texto, que Bárbara (Alinne Moraes) herdou de sua mãe e o segundo, uma versão maior no quarto de Santiago (José de Abreu).


Quem nunca quis um objeto da novela na sua casa? Se você lembrar de ter visto algum desse modelo em outra trama, me conta que eu atualizo a matéria. Obrigado!

コメント


bottom of page